top of page

Sons em Família chegam à Alemanha

Eis o original:

"As atividades Sons em Família são destinadas a famílias com crianças. Estão estruturadas de acordo com o contexto familiar e com a faixa etária das crianças que as frequentam. O perfil de quem procura estas atividades é muito variado: adultos que recebem massagem de som; adultos que assistiram a um concerto de Taças e Gongos; adultos que não conhecem as Taças de Som mas que um amigo sugeriu; famílias que marcam por sugestão da Terapeuta Familiar (Psicóloga); etc. Quando existe a ligação com o Psicólogo, há uma conversa prévia onde os objetivos da sessão são por ele definidos e todas as atividades acontecem para atingir os objetivos propostos. Eis três exemplos de objetivos: demonstração física de afeto; expressão de sentimentos; afirmação individual no contexto familiar. Após a sessão são comunicadas ao Psicólogo as vivências e as metas atingidas. Recordo com especial carinho uma família que tinha muita dificuldade em demonstrar afeto. Logo na primeira sessão, terminaram os quatro abraçados, num imenso “xi-coração” em família envolvido por som e amor.

Todos são acolhidos com som. Os Sons em Família acontecem de duas formas distintas: Sessões Unifamiliares (uma única família) e Sessões Multifamiares (várias famílias). A cada instante as Taças são percutidas com um objetivo específico, de acordo com o tema da sessão. “Jogos” acontecem e observa-se que, com o som, crianças e adultos manifestam facilmente a sua personalidade e liberdade criativa. São momentos onde se brinca com alegria serena e todos os sentidos estão despertos. São momentos de cumplicidade e de afetos, onde as emoções fluem livremente. Em alguns casos, empresto uma taça universal e sugiro alguns exercícios simples para que as vibrações e os sons possam ser vividos em casa, dando continuidade à sessão. No reencontro partilham-se experiências e é com agrado que observo que as famílias se libertam e utilizam a Taça com criatividade e emoção.

As famílias que frequentam regularmente estas sessões mensais têm sentido benefícios muito variados. Destaco apenas alguns: harmonização das relações familiares (mais respeito, menos discussões e conflitos); melhoria do comportamento na escola; melhoria do desempenho escolar; mais confiança e afirmação assertiva do “Eu” e do “Nós-Família”.

Em Julho de 2016 acontece o primeiro “Retiro Sons em Família”. Por mim idealizados, vamos viver dois dias recheados de atividades onde as famílias partilham Sons, reforçam laços e criam memórias eternas em alegria serena e Amor."


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page